domingo, 19 de junho de 2011

coisas que aprendi


Eu sinceramente acreditava que só faria um novo post aqui para contar das primeiras emoções com a Giulia no colo, mas como ela está tranquila e sem pressa para nascer (ao contrário dos seus pais que estão extremamente ansiosos), vou aproveitar para registrar algumas coisas que aprendi ao longo destas 39 semanas...

1 - Coisas que TODOS dizem sobre a gravidez:

- Sim, com certeza é um presente e é a melhor coisa do mundo. Pra gente foi um susto, e não foi nada planejado, mas depois que a "ficha caiu" se tornou a maior e melhor sensação imaginar que a nossa família estava crescendo e que uma vida estava sendo gerada dentro do meu corpo. Às vezes é tão óbvio pensar nisso, e às vezes é tão esquisito e surreal. Mas seja como for, é sim a melhor coisa do mundo!


~ barrigão de 38 semanas que guarda o maior presente da minha vida ~

- A Giulia ainda não está aqui com a gente para materializar isso, mas com certeza
tudo vale a pena. A quebra no orçamento doméstico, as noites sem dormir direito, as dores, os sintomas da gestação, as loucuras hormonais, as preocupações, e tudo mais... vale MUITO a pena.
- Li o depoimento de u
ma mãe que disse que estava preocupada em ter que dividir o amor entre os filhos, mas que ao ver seu filho mais novo logo após o parto, ela teve certeza de que não tinha com o que se preocupar, pois junto com o filho, nasceu mais amor. Já tenho certeza disso, a cada dia está nascendo mais amor junto com a Giulia.
- Se você tem um animal de estimação, se prepare... realmente ele vai sentir ciúmes e vai mudar seu comportamento no final da gestação (e dizem que depois que o bebê nasce isso piora). O Piolho ficou muito mais dengoso (já era extremamente fofo e carinhoso) e carente nas últimas semanas. Ele até aprendeu a fazer um charminho novo pra chamar a atenção. A dica é não deixá-lo de lado, saber dar atenção sem esquecer dos limites de espaço (físico e emocional) que ele tem.

~ Piolho fazendo seu novo charminho ~

2 - Coisas que geralmente NÃO te dizem sobre a gravidez:

- Quando eu digo que quero ter um parto normal, a maioria faz cara de espanto e diz "corajosa, hein?" mas o que não sabem, é que
mais do que coragem, para se ter um parto normal é preciso ter muita, mas muita paciência! Com a cesária você planeja o dia e até o horário do nascimento do seu filho, e isso deve ser realmente muito cômodo e às vezes é necessário, mas não é pela emoção de sair correndo pela maternidade de madrugada que tomamos esta decisão (que aliás, eu compartilhei com o Giu no começo de tudo) e sim para ter certeza de que tudo aconteceria no momento que deveria acontecer.
-
Teoricamente, a gravidez deve durar 9 meses, que são representadas por 40 semanas, mas vi na prática que isso é muito relativo. A partir do momento em que se completa 38 semanas, o bebê está pronto, já não é mais considerado prematuro, e se houver um trabalho de parto, não há necessidade de tentar inibir o nascimento. Mas... Tenho um priminho que nasceu recentemente na 32ª semana de gestação. Ok, ok, a situação dele é uma exceção, e este nascimento prematuro fez com que ele precisasse de alguns acompanhamentos especiais, mas hoje está todo magrelinho e saudável no braço dos pais (nasceu no dia 26/05, mas a data prevista era pra 09/07). A minha sobrinha nasceu com 35 semanas, e felizmente não precisou ficar na encubadora nem nada demais. É linda, cabeluda, tranquila e super saudável (nasceu no dia 09/06 e a previsão era para o dia 02/07). Conheço também mulheres que desejavam ter um parto normal, mas completaram as 40 semanas, e nada... com 41 semanas tiveram que agendar a cesárea, e só então seus bebês nasceram.
- Ser mãe é antes de mais nada, uma prova de paciência e um
teste para as emoções.
- Me desculpem o detalhe das informações, mas uma coisa que com certeza não te dizem é que você vai ter dificuldade de "se enxergar" no final da gestação. Literalmente. Ao longo das semanas você vai se acostumando e se acomodando com alguns incomodos, mas é
estranho ver o seu umbigo sumindo (no meu caso, ou virando um caroço pra fora, como foi com a minha irmã), algumas manchas aparecendo (dizem que somem depois do parto), não conseguir fazer as unhas do pé, ou a depilação.

~ meu barrigão de 38 semanas, e o que teoricamente eu vejo do meu pé ~

- Outra coisa que geralmente não te dizem, mas esta é MUITO boa, é que gestação aproxima os novos pais das pessoas, seja da família, dos amigos ou até de desconhecidos. Estar grávidos (porque isso vale para o pai também) nos torna pessoas especiais, nos torna mais sociais,de certa forma viramos centro das atenções e recebemos carinho de todas as partes, e isso é imprescindível para aguentar este turbilhão de emoções que vem com a gravidez.


3 - Coisas para se fazer enquanto espera a "boa hora":

- Jogos de baralho são todos aceitos, mas o preferido da casa é canastra (para jogar em dois é mais divertido do que os outros) a sugestão é acrescentar alguma aposta ao jogo. Aqui a aposta é sempre quem vai lavar a louça.
- Jogos de tabuleiro: como duas crianças animadas, adoramos jogos de tabuleiro. Os de maior audiência nas últimas semanas são: monopoly e scrable. Recomendo!
- Passeios são sempre ótimas opções de distração, mas dar uma volta no Parque do Ingá, jantar na casa de amigos, tardes no sítio dos sogros.. tudo está valendo!
- Programas de culinária e testar novas receitas na cozinha também são ótimas distrações. Aprendi a fazer um bolo no programa da Ana Maria Braga que virou sucesso por aqui.
~ os pais de primeira viagem lendo tudo ~

-
Ler sempre foi um hobby, agora mais do que nunca. Os temas mudaram um pouco, além dos livros técnicos e de ficção que sempre gostei, entraram no rol livros sobre a gestação e sobre a primeira infância da criança. Para as gestantes, recomendo aqueles livros-agenda que contam e registram dia-a-dia das alterações físicas e emocionais da gestante. Eu ganhei um deste do Giu, mas pelas datas dele, já era para a Giulia ter chegado por aqui.
-
Assistir muitos filmes. Eu e o Giu sempre adoramos ir ao cinema, assistir séries e locar filmes. Agora então, mais do que nunca. Nos últimos dias assistimos VÁRIOS filmes, mas não recomendo nenhum drama muito triste principalmente se envolver bebês, nem o filme "127" porque tem cenas de deixar qualquer grávida maluca (é muito sangue!!!). Uma opção legal é o filme "Plano B". - Namorar bastante, dormir até tarde, brincar com o cachorro, e todas estas coisas boas também são muito válidas pra 'passar o tempo'.

4 - Coisas que não posso esquecer:

nestas 39 semanas aprendi a ser grata a tudo e a todos. Grata por toda saúde que tive nesta gestação e por ter corrido tudo bem até agora, por ter
dado tudo certo e por estar tudo pronto pra chegada da Giulia. Grata à toda nossa família (os Okamoto e os Antunes) pela força, apoio, carinho e dedicação, à todos os nossos amigos que ficaram do nosso lado, deram risadas das nossas ansiedades e das nossas trapalhadas, e também nos deram todo o apoio necessário. E aproveito para demonstrar minha gratidão a todos que acompanham o blog. Tudo o que escrevo aqui não tem pretensão alguma, é apenas um registro para que mais tarde eu possa recordar todas as emoções neste período, mas sempre recebo recados, mensagens e comentários a respeito do que escrevo e fico feliz de saber que tanta gente acompanha com ansiedade a chegada da Giulia. Obrigada pelo carinho. Obrigada por tudo.


~ acho que todos pais sabem disso: fraldas e mais fraldas nunca são demais ~

____________________________________________________________________ ______
Contagem regressiva: falta menos de uma semana para a chegada da Giulia

Nenhum comentário:

Postar um comentário