segunda-feira, 15 de agosto de 2011

desabafando...

Durante os 9 meses de gravidez eu li artigos, reportagens, assisti palestra nos cursos de gestante que participei, em consultas médicas, e em outros canais de comunicação, que não há alimento melhor para o bebê do que o leite materno. Sempre ouvi que até os 6 meses de vida, o bebê saudável não precisa de nenhuma outra coisa. Os médicos e enfermeiros que ouvi, ou com quem conversei também explicaram que não existe leite fraco. Se a mãe tem leite, então ele possui todas as vitaminas e minerais que são necessários ao desenvolvimento do bebê.

Só que o leite materno não deixa o neném com todas aquelas dobrinhas que os avós, tios e vizinhos gostam de ver. Eu nunca vi neném ter aqueles buxexões, ou ficar semi-obeso por causa do aleitamento materno.

Acontece que a comparação é inevitável, e bebê gordo é sinonimo de bebê saudável aos olhos da maioria das pessoas, então quando um bebê não está neste padrão, os comentários são de que está magro, passando fome ou com algum problema no desenvolvimento.

É estranho que a amamentação que pra mim era o maior ato de amor, se tornou agora algo a deixar de lado para atender os anseios familiares. O leite enlatado vai ter que complementar a alimentação para que mais dobrinhas possam aparecer e a preocupação desaparecer.

A Giulia está sendo acompanhada por uma ótima pediatra, e está ganhando peso diariamente.É um bebê calmo, super bonzinho, dorme bem e está cada dia mais linda. Até hoje estava exclusivamente no aleitamento materno, mas eu e o Giu entramos em consenso e amanhã na consulta com a pediatra vamos solicitar o completemento artificial, que já foi discutido em outra consulta.

Como diz uma amiga minha: bebê gordinho modelo Johnson é coisa de propaganda pró obesidade infantil, mas infelizmente a cultura da criança gordinha ainda impera.

3 comentários:

  1. Oi Karen...Eu achei teu blog pela Fernanda Fantinato...
    Agora sobre o teu post...Realmente a cultura é que bebê com dobrinhas é o saudavel...o Pior e que minha pequena tem dobrinhas mas este mês que passou não ganhou muito peso com o leite materno, estou tendo que complementar com LA...Mas e pro bem da minha pequena...
    Bjus em toda familia

    ResponderExcluir
  2. ôô Karenzita... aquela frase foi uma tentativa de incentivo, as pressões são muitas..
    Mas a gente sabe bem que pais tranquilos fazem toda a diferença pro desenvolvimento do baby, legal vcs investirem naquilo que percebem que vai ser o melhor neste momento
    Um abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Karen, tudo bem?
    Eu tenho dois filhos e ambos foram amamentados exclusivamente no seio até os 6 meses e complementarmente (seio e comida da casa, nunca leite artificial/de vaca). Os dois se desenvolveram de forma distintas, um que custava a engordar e outro que era uma bolinha. Não existe nenhuma obrigação do bebê ser gordinho, inclusive a tabela de crescimento que os pediatras braqsileiros usam é desatualizada e baseada na alimentação artificial norte americana (outros padrões biologicos). Infelizmente essa visão atrapalha a mãe que quer amamentar e fica preocupada SÓ com o ganho de peso, quando o LM dá muito mais coisas ao bebê do que só alimento. Ganho de peso é UM parâmetro, mas e o restante? Crescimento, desenvolvimento, habilidades? É uma pena que você não tenha conseguido apoio NEM da sua pediatra. Com o apoio certo, essa relação poderia ter ido muito mais longe... Num segundo bebê procure orientação no Banco de Leite Humano, escolha um pediatra realmente favorável ao aleitamento, busque grupos de apoio. Você vai descobrir que muitas mulheres passam por essa cobrança do bebê gordinho e precisam MESMO brigar contra os pitacos desinformados pra conseguir seguir em frente.
    saiba mais sobre amamentação, lendo aqui: www.amamentacaoexclusiva.blogspot.com
    bjs!

    ResponderExcluir